sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Find the differences.

Tendo em conta alguns dos episódios que se têm vindo a desenrolar ao longo desta semana, na minha vida, era de prever que o meu primeiro post falasse um pouco de um assunto eternamente discutível. Mentira ou Omissão?! Para esclarecer algumas dúvidas aqui ficam umas definições.

Mentira: é o nome dado a afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos seus dizeres. O acto de contar uma mentira é "mentir", e quem mente é considerado "mentiroso". A mentira pode surgir por várias razões, mas neste caso especifico deveu-se ao receio das consequências (quando tememos que a verdade traga consequência negativas).

Omissão: é quando não dizes algo. É muito diferente de uma mentira em que inventas algo para esconder uma verdade. O problema é que as pessoas confundem as coisas como se tudo fosse o mesmo.

Portanto, mentir é o oposto da verdade e geralmente envolve dizer uma falsidade a alguém que tem o direito de saber a verdade. Já o omitir é esconder factos ou coisas que aconteceram.

Em suma, se eu não soubesse de nada e alguém não me contasse o que se passava seria OMISSÃO, mas, a partir do momento em que eu sei da história e faço perguntas em prol de saber a verdade e, as respostas que me dão não correspondem, aí sim, passa a ser MENTIRA.

Este é o meu ponto de vista. E tu, discordas?!

Sem comentários:

Enviar um comentário